5 dicas para lidar com a ansiedade

Eu acredito que vivemos hoje em um mundo ansioso, onde as pressões culturais que foram construindo com a vida moderna fez com que fosse perdido o senso de urgência das coisas. Muitos estudos consideram a ansiedade e o stress o mal do século. Pressões profissionais, idealizações, desejos não atendidos, a felicidade extrema das redes sociais, são alguns fatores que contribuem para o aumento considerável do nível de ansiosos no mundo.

Veja algumas dicas simples que podem contribuir para diminuir o nível de ansiedade no seu dia a dia. Mas veja bem, são dicas. Nada substitui um acompanhamento psicológico.

1 – Viva o presente

Se você está fazendo uma tarefa ela estará te mantendo ocupado. Agora se mesmo estando ocupado com o que está fazendo agora você também está “pré-ocupado” com o que fará amanhã, então você está fazendo 2 coisas ao mesmo tempo. Se preocupar com o amanhã é trazer para o agora alguma coisa que ainda irá acontecer. Então viva o hoje. Faça uma coisa de cada vez.

2 – Ocupe a mente

Como dito na primeira dica, mantenha-se concentrado no que está fazendo. Enquanto você estiver focado em uma atividade estará bloqueando o seu cérebro para que ele não seja invadido por pensamentos negativos.

3 – Faça exercícios físico

Praticar exercícios físicos além de todo o benefício para a sua saúde, manterá a sua mente em conexão com o seu corpo. Esta é mais uma forma de manter os seus pensamentos no presente.

4 – Não seja refém do perfeccionismo

Primeiro diferencie perfeccionismo com realizar um excelente trabalho. São coisas distintas. Muitas vezes você pode se preocupar com todos os detalhes para que tudo saia perfeito. Ótimo isso é muito bom. O que você não pode é ficar refém desse perfeccionismo. Muitas pessoas que se consideram perfeccionistas são muito exigentes consigo mesmas. Se cobram tanto que muitas vezes não sabem quando terão o resultado final desejado. O Perfeccionismo é uma cobrança irreal e que consequentemente irá levar você à depressão e ansiedade.

5 – Pratique um olhar diferente

Um clichê excelente para essa dica: “Tudo é uma questão de ponto de vista”!

Isso mesmo, essa é a melhor definição.

Situações estressantes no dia a dia, uma cobrança do chefe ou mesmo um prazo apertado para a entrega de um trabalho podem trazer à tona sentimentos limitadores, como insegurança e o medo. Agora você pode aceitar esses sentimentos limitantes ou escolher que essa pressão fará você focar ainda mais no que precisa ser feito e entregar um excelente trabalho para se livrar logo daquele desconforto.

Então sim é uma questão de ponto de vista. É uma questão de como você vai enxergar a pressão externa sobre você.

Gostou?
Compartilhe com carinho

Deixe uma resposta