Como deixar de ser uma pessoa tímida

Veja 5 dicas para deixar a timidez de lado

Se você é uma pessoa tímida, não se desespere: a timidez é algo muito comum. A timidez nada mais é que uma sensação de desconforto que as pessoas têm em alguns ambientes ou momentos, que as impedem de conversar com outras pessoas, de se apresentarem ou falarem em público. Se você se considera uma pessoa tímida, fique tranquilo. A timidez pode ser superada em 5 passos simples.

1 – Faça uma breve análise do que você deseja mudar

Antes de querer sair resolvendo, faça uma pausa e identifique o que especificamente você deseja mudar. Perceba quais são suas dificuldades na hora de interagir com outras pessoas, note quais sentimentos surgem nesses momentos.

Após identificar quais são os comportamentos que você quer mudar, faça uma análise mais funcional, sem colocar uma carga emocional de forma que te inferiorize. Uma forma de realizar isso é conversando com você mesmo. Vá até a frente de um espelho e converse com você. Isso quebrará inúmeras barreiras.

2 – Mude seu pensamento

Normalmente, pessoas mais ansiosas tem um tipo de pensamento mais negativo, o que contribuem para aumentar ainda mais a timidez. A forma de quebrar isso é tomando consciência desses pensamentos negativos e transformá-los em pensamentos positivos ou então mais realistas. Com isso, você ganhará mais confiança.

3 – Tire a atenção de você mesmo

Um dos princípios mais fortes de Dale Carnegie é: faça a pessoa sentir-se importante e faça com sinceridade. Mostre para as pessoas que você conversa que você tem interesse no que elas estão falando. E, se quando você estiver falando algo sobre você e as pessoas começarem a fazer perguntas, elas podem não estar de julgado e simplesmente estão prestando atenção no que você está falando. Cuidado: não confunda uma pessoa tímida com introvertida. A introvertida gosta de ficar sozinha, enquanto a tímida anseia por contato com outras pessoas.

4 – Seja sempre uma pessoa acessível

O nosso corpo fala mais do que a nossa própria boca. Por isso, procure manter uma linguagem corporal aberta. Tente não manter uma expressão fechada e postura cabisbaixa. Uma boa indicação de leitura é o livro O Corpo Fala: A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não Verbal. Nesta obra, os autores fazem um estudo detalhado da linguagem corporal e o que cada posição do corpo pode representar. Fica a dica de leitura.

5 – Controle a ansiedade social

Se você acha que a timidez realmente pode causar algo mais impactante, como uma ansiedade social, faça os seguintes exercícios:

– Respire fundo e de forma calma: comece fazendo respirações mais longas e pausadas. Um bom exercício é contar as respirações e inspirações até 10.

– Treine a sua confiança: comece a pensar em ser uma pessoa mais extrovertida, sem medo de receber julgamentos. Faça um exercício de mentalização na sua casa e se imagine conversando com as pessoas de forma mais solta, livre, confiante e relaxado. Quando menos esperar, você terá vencido a timidez. Faça o teste.

Gostou?
Compartilhe com carinho

Deixe uma resposta