Inteligência emocional no trabalho – Dica #2

Você se ofende com facilidade?

Essa é outra pergunta mágica que eu faço para as pessoas.

É sério, pense bem. Se você é uma pessoa alegreautoconfiante e que está em paz com as suas emoções, qual a chance de uma pessoa lhe ofender com brincadeiras de mal gosto, reclamações vazias ou fofocas?

Tem pessoas que se ofendem até com a cara feia do chefe. Chega a beirar o impensável isso acontecer. Como apenas a comunicação não verbal de uma pessoa pode fazer com que você solte uma frase tão comum em empresas: “Fulano acabou com o meu dia”.

Se um dia isso aconteceu, se realmente alguém acabou com o seu dia por conta de uma ofensa ou uma cara feia a responsabilidade maior é sua que permitiu que o sentimento de uma outra pessoa afetasse o seu.

Quando você desenvolve a sua inteligência emocional é como se um mundo diferente se abrisse. Se apegar a pequenas coisas, a coisas que não levam a nada não farão mais parte do seu dia a dia. É saber relevar.

Às vezes você vai aprender que é divertido até mesmo tirar um pequeno sarro de você.

Agora é claro que eu digo isso dentro dos limites da civilidade e respeito. Tudo o que foge disso deve ser tratado de uma maneira diferente. Mas mesmo assim, estar preparado emocionalmente irá lhe ajudar a enfrentar a situação com mais tranquilidade.

Gostou?
Compartilhe com carinho

Deixe uma resposta