O que fazer para não deixar a negatividade atingir você

Ter uma atitude positiva todo o dia é mais fácil do que parece

É difícil não ler a palavra “estresse” e não imaginar coisas ruins. É fato que o mundo hoje passa por uma onda de estresse como nunca passou antes, e isso não se resume às grandes metrópoles, cada vez mais as pessoas que moram em cidades menores também estão sofrendo deste mal. O problema é que ele traz junto todo um negativismo que fica pairando no nosso dia. A boa notícia? É possível neutralizar a negatividade no seu dia a dia. O começo é fácil: basta ter atitude e querer. Veja abaixo 5 dicas simples de como deixar seu dia mais positivo.

1 – Comece o dia de forma entusiasmada

Poucas pessoas sabem, mas o começo do dia pode determinar se ele será bom ou ruim. É claro que não podemos controlar tudo que acontece, mas podemos atuar em uma boa parte e talvez mudar o rumo de como as coisas poderiam acontecer. Por isso, comece o dia dando um sorriso, com pensamentos alegres e de gratidão. Tire alguns minutos para você e tenha esses pensamentos. Uma outra forma prática é se olhar no espelho e dar um sorriso para você mesmo. No começo pode parecer estranho, mas depois você vai ver que isso fará uma boa diferença em como você começa o seu dia.

2 – Cuidado com algumas pessoas. Principalmente as “reclamonas”

A questão aqui não é cortar laços e nunca mais falar com pessoas do seu ciclo que são assim. Tenha uma atenção especial com elas e, principalmente, não se deixe levar por suas queixas e desmotivações. Esteja em um estado de quase alerta para que essas falas não atinjam seu dia e quebrem o seu humor. Depois disso, tente fazer o contrário e leve um pouco de positividade para essas pessoas! Quem sabe você consiga transformar o dia de uma pessoa com apenas um comentário positivo e agradável que ela gostaria de ouvir?

3 – Reclame menos. Principalmente das coisas menores

Faça um teste: veja quantas vezes você reclama por dia. Veja também quantas destas reclamações são de coisas pequenas. O resultado pode ser assustador, não é? Um exemplo prático: se a ponta do lápis quebras enquanto você redigia algo importante, diga apenas que você precisa de outro para continuar sua tarefa e pronto! Você vai ver que o dia ficará mais leve e as tarefas serão realizadas com mais facilidade.

4 – Foque nas coisas boas. Inclusive nas pequenas

Durante o seu dia, comece a perceber as coisas boas que acontecem. Alguém elogiou seu trabalho, seu filho o abraçou de forma espontânea, alguém deixou você mudar de faixa no trânsito sem reclamar. E comece a valorizar isso! Se algum pensamento negativo começar a invadir sua mente, procure lembrar-se de algo bom, legal e que te deixou feliz e pronto: você neutralizou o negativismo.

5 – Lugar do passado é no passado

O que aconteceu, aconteceu. Não podemos voltar no tempo para arrumar alguma coisa. E isso é bom! Sabe por quê? Pois temos a chance de aprender com isso e sermos pessoas melhores hoje e amanhã. O passado é importante sim, e aceitá-lo fará com que você viva melhor no presente e planeje melhor o futuro. Se concentre em como você pode ser feliz do ponto atual para o futuro. Quais atitudes você mudaria? O que você melhoraria? Que comportamento vale a pena continuar?

A felicidade é uma questão de escolha. Escolha ser mais feliz do que você já é!

Gostou?
Compartilhe com carinho

Deixe uma resposta